Planejamento para Carnaval em Santa Tereza Trânsito, segurança, infraestrutura foram tema de reunião

22 de fevereiro de 2019

No dia 19 de fevereiro, durante reunião, no Oásis Clube foi mostrada à comunidade o planejamento para o Carnaval no bairro: as modificações no trânsito, o policiamento e limpeza.

Intermediada pela Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) a reunião contou com a presença do Coordenador da Regional Leste, Henrique Oliveira e participação de 50 pessoas, entre representantes de blocos, moradores e comerciantes.  A apresentação do planejamento foi feita pela moradora do bairro e representante da Belotur, Mará Costa, Major Leonardo, em nome da Polícia Militar e Humberto Tomichelli, representando a BHTrans.

Limpeza e infraestrutura

Limpeza: como já está acontecendo no pré-carnaval, o bloco dos garis, em torno de 20 fazem a limpeza por onde passam os blocos, antes e logo depois do desfile. Além disso, já está acertada a presença de catadores latinhas, seguindo o cortejo.

Vendedores ambulantes de bebidas:  não poderão vender seus produtos estacionados, eles estão credenciados para circular com os blocos. A equipe de fiscalização da prefeitura estará presente para garantir que acabou os desfiles os vendedores também se retirem.

Banheiros: não tem desculpa para os costumazes “michões” usarem as árvores e muros, pois serão disponibilizados dezenas de banheiros químicos fixos e móveis nos trechos por onde passam os desfiles.

Proteção da Praça:  A Praça Duque de Caxias e Ernesto Tassini não poderá ter concentração de blocos e ficam gradeada para proteção dos jardins até 10 de março.

Modificações no trânsito

Os foliões que vierem aproveitar o Carnaval do bairro devem optar pelo transporte público, carona, táxi e aplicativos por não será permitido estacionar em várias ruas e estão previstas várias blitzen.

Pré-carnaval – sábado, dia 23 de fevereiro

No sábado o Bloco Apaetucada, formado pelos alunos e familiares da APAE, faz o seu desfile, saindo da Rua Crista até à Quimberlita. Nesse dia, de 13h às 17h Rua Mármore será fechada ao trânsito.  O desvio será feito pela Rua Eurita, que terá mão única. Não será permitido, a partir desse horário estacionar na Rua Mármore, incluindo veículos Food Truck.

Durante o carnaval (de 2 a 5 de março)
O cortejo dos blocos será na Rua Mármore e não será permitida a permanência deles em nenhuma da praças.

Rua Mármore ficará fechada ao trânsito e ao estacionamento de veículos, mesmo aqueles que servem alimentos como os Food truck para permitir a passagem livre dos blocos. Serão rebocados os veículos que não respeitarem a interdição, que vai da esquina da Rua Gabro até à Rua Quimberlita e começa uma hora antes dos desfiles e termina às 19h, horário definido para a dispersão dos blocos.

Área de embarque e desembarque para ônibus e outros transportes, como táxi e Uber será montada no início da Rua Mármore.

Desvio de trânsito: o desvio começa na Rua Hermilo Alves com Rua Monsenhor João Martinho, onde os carros viram para alcançar a Rua Eurita, que terá mão única sentido bairro. Será permitido estacionar somente em um lado da Eurita.

Rua Tenente Durval passa a ter mão dupla.
Rua Bauxita passa a ter mão única, sentido Avenida Silviano Brandão.
Rua Paraisópolis passa a ter mão única, com estacionamento apenas de um lado da via.
Rua Conselheiro Rocha interditada e permitido apenas trânsito local.Todos os cruzamentos com a Rua Mármore só terão trânsito local.

Haverá faixas de pano orientando os motoristas, além de 40 agentes.
Segurança

O Major Leonardo destacou que para ter um Carnaval harmonioso e sem problemas é preciso ter tolerância de todas as partes, sejam foliões, moradores e as pessoas envolvidas na organização deste evento, o maior já realizado em Belo Horizonte.

Horário da folia: as festividades do Carnaval terminam às 18h em Santa Tereza, com dispersão dos foliões até às 19h. A partir de 18 horas, além de não ter blocos não será permitido carros de som ou qualquer tipo de música nas ruas. Nos bares, que têm música ao vivo, o show pode continuar apenas na parte interna.

Blitz: serão realizadas blitz da lei seca, portanto se for dirigir não beba.

Roubos e furtos; serão realizadas ações, como o monitoramento das estações do metrô e uso  drones para  proteção dos foliões contra este tipo de atuação de marginais.

Telefones úteis: 
156 – central de operações da Belotur
2108.4801 – Base Móvel da PM na Praça Duque de Caxias. funciona até meia noite.

 

Fonte:https://santaterezatem.com.br/2019/02/21/santa-tereza-no-carnaval/